Como enfrentar os desafios financeiros de sua empresa em 2018

Agora em 2018, se inicia um ciclo diferente, após dois anos com mais incertezas na área econômica, que resultou em quedas financeiras, desemprego e fechamento de empresas, novos desafios estão por vir.
Especialistas afirmam que 2018 será um ano de mais estabilidade, no entanto, não se pode ter nenhum descuido por parte das empresas, é preciso estar atento aos cenários políticos e econômicos. Por isso, separamos algumas dicas para sua empresa iniciar 2018 bem preparada para os desafios deste ano, confira.
 
 
1. Avaliação e planejamento estratégico
 
Avalie como foi o ano de 2017 e, a partir desses resultados, é possível encontrar onde ocorreram os erros e quais foram as consequências e mais, entenda junto com a equipe o que deverá ser feito para que os problemas possam ser contornados. Da mesma forma que os acertos também merecem ser explanados e entender como as estratégias deram certo e quais foram os resultados disso.
 
Para esta avaliação, é importante ter os dados da sua empresa sempre atualizados, onde constem os dados financeiros, desde custos fixos e variáveis, prejuízos à lucratividade. Por isso, é essencial contar com uma consultoria contábil e empresarial que contribua nestes processos e que lhe ajude a entender a importância das informações para a tomada de decisão.
 
Busque traçar novos objetivos para este ano, defina estratégias e metas para superar os desafios, além de programar o que cada um deverá fazer para chegar até estes resultados. Se possível, faça isso com a equipe, peça sugestões e as discutam em um número reduzido, pois é quem faz o processo que consegue contribuir para sua melhoria.
 
2. Conhecer as mudanças na Legislação
 
Toda empresa precisa estar atualizada diante das mudanças na Legislação para trabalhar dentro das normas e não sofrer com as penalidades, por isso estar atento aos noticiários e contar com profissionais preparados para contribuir na gestão empresarial, é fundamental.
 
Nos últimos meses, tivemos duas importantes alterações no cenário empresarial, das quais já falamos aqui em nosso blog.
 
A nova lei trabalhista, sancionada pelo Presidente da República Michel Temer, passou a valer a partir de novembro de 2017. A reforma alterou diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (INSERIR LINK http://assessorplan.com/blog/tudo-sobre-a-reforma-trabalhista-em-25-perguntas) e modernizou a relação de empresas e colaboradores, por isso, é importante saber de todas as mudanças para se adequar a nova realidade.
 
Para o início de 2018, o Simples Nacional também sofreu modificações (INSERIR LINK http://assessorplan.com/blog/conheca-quais-sao-as-novas-regras-do-simples-nacional ). Novas regras passaram a valer a partir deste ano e merecem atenção para a aplicação correta das novas alíquotas e tabelas estabelecidas pela Receita Federal. É importante contar com uma consultoria contábil para a escolha do melhor regime tributário e aplicação correta das regras fiscais.
 
 
3. Use a tecnologia para otimizar os resultados financeiros
 
 
Se chegou 2018, e você ainda não usa a tecnologia para resolver problemas e otimizar o tempo, sua empresa está perdendo clientes e está atrás da concorrência. Não só para o setor financeiro, mas para os demais também, é essencial sua empresa investir na tecnologia para otimizar processos e contribuir nas estratégias planejadas.
 
Os benefícios da tecnologia são muitos, veja só:
 
- Otimização de processos e, consequentemente, do tempo;
- Redução de custos;
- Mais exatidão nos números, pois softwares podem agilizar e precisar as informações da empresa, fornecedores, colaboradores, entre outros;
- Novas oportunidades de negócio;
- Melhora a experiência de clientes.
 
Enfrente os desafios deste novo ano com otimismo e veja sua empresa crescer. Não meça esforços para entender mais sobre o seu mercado e apresente o diferencial para seus clientes. Conte com a ajuda de profissionais para tomar as melhores decisões e aproveitar as oportunidades.