Como estruturar o setor financeiro da sua empresa

Hoje, separamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a ter um financeiro organizado e, assim, seu negócio apresentar resultados expressivos. 

 

Quem preciso contratar?

 

A estrutura de um departamento financeiro costuma ser bem enxuta no Brasil, isso se deve ao fato de que a maioria das empresas é de pequeno porte. As empresas costumam concentrar em uma ou duas pessoas todas as funções do setor. 

 

No entanto, há funções que não mudam, independente do tamanho e do segmento, as quais trataremos a seguir. Parte  de cada empresa ver o quanto de pessoas vai precisar de acordo com as funções, que poderão ser cumulativas ou não. 

 

As áreas dentro do financeiro podem variar, mas aqui estão as mais gerais e usuais: 

 

Orçamento: como veremos a seguir, fazer um planejamento é essencial para a saúde financeira da empresa, por isso esta função é muito importante na estrutura. 

É preciso alguém para realizar o orçamento, acompanhar e atualizar conforme forem sendo realizadas ações que o envolvam. 

 

Gestão de impostos: as empresas sabem o quanto de impostos pagam todos os meses e o que pode acontecer se eles não forem pagos no prazos. 

Por isso, é preciso atenção neste quesito, um colaborador para cuidar prazos, atualizar no sistema, fazer os pagamentos e elaborar declarações, se for o caso.  

 

Tesouraria: quem administra esta parte precisa estar atento a todos os recursos da empresa, pois este controle servirá de base para decisões e, quando necessária, para uma avaliação sobre mudanças. 

 

Auditoria: é quem vai gerir toda a movimentação feita dentro do setor financeiro e analisar como está sendo feita a utilização dos recursos disponíveis na empresa. 

 

Fiscal: acompanha se as atividades desempenhadas pela empresa estão de acordo com a legislação. 

 

Se forem funções cumulativas ou que envolvam mais pessoas, não importa, o essencial é a comunicação entre as pessoas do setor, é preciso clareza em todos os processos. O que preciso fazer para meu setor financeiro funcionar?

 

Planejamento das ações do setor

 

Planejamento é essencial para tudo, e no setor financeiro é inevitável se a empresa quer crescer. 

Os diretores da empresa precisam saber como está a saúde financeira para, por exemplo,  contratar mais colaboradores, criar novas linhas de produtos, abrir filiais, comprar um novo equipamento, que irá aumentar a produção. 

Veja que é preciso um orçamento sobre os gastos e despesas da empresa. A maioria realiza no início do ano e já projeta quais serão os investimentos para o ano, baseado em anos anteriores. É preciso ser realista e planejar as finanças com dados levando em conta a incerteza. 

 
Faça gestão de contas e impostos

 

É preciso foco e disciplina para fazer a gestão de todas as contas a pagar e a receber em uma empresa. Além dos impostos, que contêm prazos e que podem prejudicar as empresas se não forem pagos corretamente. 


Utilize softwares para gerenciamento

 

Automatizar tarefas manuais pode ser decisivo no controle financeiro. Há empresas que preferem planilhas, no entanto, um software de gestão garante a precisão dos dados e que estes estejam em mãos para todos os colaboradores, se for o caso de uma empresa com mais funcionários diretamente no setor. 


Capacite os profissionais do setor 

 

Conhecimento é importante para os profissionais do setor. Há sempre coisas novas a aprender e novas formas de agilizar o desempenho, isso contribui para todo o processo da empresa. 

No ambiente corporativo, que vive sob pressão e sob mudanças constantes, o desempenho de um colaborador pode ser medido em quanto ele se capacita e o quanto tem de novo para apresentar para a empresa. 


Conte com uma contabilidade eficiente

 

Você pode ter uma contabilidade ao seu lado para lhe ajudar a gerir o setor financeiro. Uma consultoria contábil pode contribuir para um negócio alinhando os processos e as atividades desenvolvidas, assegurando que os resultados sejam expressivos. 

 

Se a sua empresa ainda não conta com o setor financeiro bem estruturado, nos contate, temos soluções para ajudar você a administrar as finanças e não passar sufoco em seu negócio.