Dicas para contratar novos profissionais este ano


Primeiramente, não se deve ir com sede ao pote. Tal atividade exige paciência e muito estudo, afinal, contratar o funcionário nota dez e, melhor ainda, mantê-lo é o desejo de qualquer gestor, principalmente se for para desempenhar uma função de extrema relevância.


Para o desafio, selecionamos cinco dicas que certamente serão úteis neste processo de seleção. 


Descreva bem os critérios à vaga
Fora as competências técnicas, principal quesito observado neste momento, estabeleça fielmente todos os critérios solicitados para o preenchimento da vaga. Quanto mais detalhes melhor, porém sem rodeios. Preze pela objetividade. 


Ofereça benefício
Fora um salário atrativo, proporcionar benefícios chama a atenção de mais candidatos. Só não cometa o erro de vê-los como mercenários, afinal, cada um tem pretensões diferentes. Ofertar de planos de saúde, odontológico, ingressos para cinema e ajuda de custo com cursos, por exemplo, são boas saídas. 


Busque indicações
Obviamente seu empreendimento tem ao menos um profissional espetacular, aquele de extrema aptidão e confiança. Em algum momento cogitou que ele deve ter contato com outras pessoas com este perfil? Dificilmente uma indicação deste nível é cilada. 


Auxílio das redes sociais
Utilizar redes sociais auxiliará na escolha certa de colaborador. Mais que oferecer informações importantes sobre o candidato, como antecedentes, rotina e o que ele pode levar para a empresa, algumas redes sociais, principalmente o LinkedIn, que é voltado para contatos profissionais, permite o desenvolvimento de todo processo seletivo com o cadastramento e análise de currículos por meio dele. 


Marque uma entrevista 
Não contrate somente pelas informações presentes no currículo. Marque um contato presencial ou por videoconferência para conhecer o candidato e sentir na conversa se é a pessoa ideal.

 
Dica bônus
E que tal pensar em longo prazo? Se está difícil encontrar o colaborador perfeito, por que não "moldá-lo" às suas prioridades? Formar talentos a partir do investimento em jovens promessas é uma alternativa, desde que você tenha paciência para todo o processo.