Dicas para o controle financeiro em tempos de crise

Independente da condição financeira de um empreendimento, as oscilações na economia deixam todo gestor apreensivo quanto ao futuro do negócio. Porém vale ressaltar que em momentos de crise surgem as melhores oportunidades. 

 

Para estar preparado às incertezas, é vital organizar os processos gerenciais, principalmente o controle financeiro. 

 

Convido você a acompanhar minhas dicas para o controle financeiro em tempos de crise. Afinal, cada movimento tem que ser fundamentado por dados confiáveis.

 

Lembre-se que os controles financeiros asseguram informações atualizadas, indispensáveis para o sucesso de qualquer ação. 

 

O planejamento traz tranquilidade e, aliado a sua dedicação, também pode ser suficiente para vencer qualquer crise.

 

Dicas para o controle financeiro em tempos de crise

 

Independente da condição financeira de um empreendimento, as oscilações na economia deixam todo gestor apreensivo quanto ao futuro do negócio. Porém vale ressaltar que em momentos de crise surgem as melhores oportunidades. 

 

Para estar preparado às incertezas, é vital organizar os processos gerenciais, principalmente o controle financeiro. A partir de indicadores econômicos é que o empreendedor compreende a real situação da organização e pode projetar diferentes situações e como se manter competitivo independente do cenário. 

 

Controle financeiro

 

A tomada de decisões faz parte do dia a dia do empreendedor, mas cada movimento tem que ser fundamentado por dados confiáveis. Em momento de crise, o primeiro passo é evitar novas dívidas. 

 

Para auxiliar no controle financeiro efetivo, seguem alguns questionamentos que você deve se fazer:

 

- Quanto vendi no mês?
- Quanto preciso comprar para repor o estoque?
- Qual foi o lucro da empresa?
- Qual a melhor forma de pagamento das despesas?
- Quanto sobra no caixa no fim do mês?
- Qual o total a receber dos clientes?
- Qual o valor a receber nos próximos meses?
- Qual o valor a receber em atraso?

 

As informações obtidas integram o primeiro estágio para a gestão do capital de giro da empresa.

 

O controle financeiro oferecerá informações importantes, como, por exemplo, os prazos de recebimento (quando acontecerão). Com base nisso, você pode organizar seus prazos de pagamento com fornecedores para não contrair dívidas.

 

Controle o estoque 

 

O controle de estoque foi separado do financeiro para receber ênfase, a gestão atualizada garante que você só compre o essencial, nada além da conta, reduzindo custo financeiro referente a estoques de materiais ou de mercadorias.

 

Organização e esforço

 

Depois de ver a importância em apurar a receita e a despesa da empresa, é necessário ter dedicação para administrar todos os lançamentos, inclusive os mínimos. Não importa se o empreendimento dispõe de um sistema informatizado de gestão, utiliza planilhas ou ainda anota tudo em cadernos. É essencial controlar tudo. Veja alguns exemplos de despesa:

 

Despesas diretas: mão de obra, matéria-prima e insumos. 
Despesas indiretas: manutenção, limpeza, água, luz, telefone, aluguel.  

 

Não misture as contas

 

Outra dica é separar as contas pessoais das contas da empresa. Estabeleça um salário fixo e não faça saques descontroladamente para cobrir gastos particulares. 

 

Lembre-se que os controles financeiros asseguram informações confiáveis e atualizadas, indispensáveis para o sucesso de qualquer ação. O planejamento traz tranquilidade e, aliado a sua dedicação em providenciar todos os dados, também pode ser suficiente para vencer qualquer crise.