Finanças para empreendedores: 6 dicas essenciais

Separamos seis dicas essenciais para você controlar as finanças de sua empresa, sem prejudicar seu patrimônio.

 

1. Controle suas finanças

Para ser um bom empreendedor, você precisa controlar as suas finanças pessoais e profissionais, além de saber separá-las. Se você consegue controlar suas finanças pessoais, será capaz de gerenciar sua empresa também, caso contrário, será muito difícil controlar sua empresa.

 

2. Realize relatórios de demonstrativos

Com este controle, você consegue analisar como está a situação de sua empresa. Além disso, você consegue traçar os próximos passos, sabe o quanto pode gastar sem prejudicar o fluxo de caixa de seu negócio e poder buscar objetivos cada dia maiores.

 

3. Corte gastos

Analise onde estão os seus gastos e quais podem ser diminuídos e até mesmo cortados. Custos que não trazem benefícios a sua empresa e aos seus clientes podem ser eliminados, desperdícios de matéria-prima e de energia também devem receber atenção para não prejudicar os seus resultados.

 

4. Fixe um valor de pró-labore

O pró-labore é a remuneração do sócio e/ou gerente do negócio, que deve ser retirado com cautela. É preciso fixar um valor mensal e, mesmo que com lucros maiores, esta deve ser a retirada, pois é preciso levar em conta ações futuras da empresa, como por exemplo, investimentos em tecnologia, aumento do número de colaboradores, e também entender que podem haver instabilidades em suas vendas, principalmente, quando se está iniciando no mercado.

 

5. Estude os conceitos financeiros

Para realizar um bom trabalho, você precisa saber com o que está lidando, em um primeiro contato, esses termos financeiros podem assustar, mas é preciso compreendê-los. Entenda o que são os termos lucro, faturamento, despesas, capital de giro, ponto de equilíbrio, para entender como o seu negócio deve caminhar, pois entender as características da área financeira irá contribuir para o seu controle e, consequentemente, seu sucesso.

 

6. Contrate profissionais

Cuidar das finanças da empresa não é tarefa fácil, até porque, se você não tem conhecimento pleno da área de contabilidade, você precisa da ajuda de um profissional para que não apareçam problemas financeiros em sua empresa que dificultem o andamento de seus negócios. E você como empreendedor poderá ocupar seu tempo para resolver outras questões de seu negócio.

 

Empreendedor, seja cauteloso com suas finanças, ter o controle de sua empresa será fundamental para decidir sobre seu futuro e prosperidade no mundo dos negócios.